[LIVRO] A Esperança - Suzanne Collins

Infelizmente dessa vez não vai ser 2 em 1, pois o filme sai somente em Novembro desse ano, mas já para todos se prepararem fiz uma resenha do terceiro e último livro da saga.


Título original: Mockingjay
Editora: Rocco
Adicione: Skoob
Páginas: 424
ISBN: 9788579800863
Compare e compre: Buscapé

Depois de Katniss participar de dois cruéis jogos vorazes, ela acreditava não precisar mais se preocupar em lutar. O distrito 13 surge das cinzas e do esquecimento clamando por liberdade. A coragem de Katniss em desafiar a Capital, deu esperança para todos os distritos lutar por um país melhor, sem opressão. Agora ela precisa desempenhar seu papel na revolução como símbolo da causa rebelde. Tal papel que pode prejudicar seus entes queridos, sua mãe, irmã, Peeta e Gale. Vale a pena assumir tal responsabilidade de colocar sua família em risco em busca da liberdade e esperança de um futuro melhor?

 Como os dois primeiros livros, A Esperança é dividida em três partes. A primeira, conta como está a vida de Katniss desde que chegou ao Distrito 13. A rotina, a falta de ânimo a tristeza, a pressão para ser o Tordo. Como ela vem tentando digerir tudo o que aconteceu nos últimos tempos. Mas o título dessa parte, se deve também, ao que aconteceu com o Distrito 12, que foi totalmente destruído pelo fogo. Tudo virou cinzas menos, a Aldeia dos Vitoriosos. Além disso, conta como estão alguns dos outros personagens e o que aconteceu com aqueles que não foram resgatados da arena. E, bem, é óbvio que quem pegou eles foi a capital, a intenção deles era que Katniss recuasse e desistisse da ideia de ser o Tordo mas acontece o oposto e assume enfim, a posição de Tordo.

A segunda parte, fala mais sobre a guerra e como estão as coisas nos outros distritos. Nessa parte, vamos conhecer outros distritos e a real situação que uma guerra provoca bem de perto. Tem momentos bem tensos e emocionantes. E por incrível que pareça, até os pensamentos mais insonsos de Katniss são interessantes e fundamentais na narrativa.

Por fim na terceira parte, a guerra estoura de vez e vamos lutar na capital. Pois é. Os combatentes tem em mãos a missão de suas vidas. E muita gente fica pelo caminho nessa jornada, alguns personagens que já bem familiares, inclusive um a quem eu já havia me apegado, mas, acontece. Entre uma explosão e outra, vamos vendo a verdadeira face de algumas personagens, quem são os vilões disfarçados de mocinhos, vemos o amor, o ódio, a loucura, às vezes tudo de uma vez.

Depois de todas as suas perdas, Katniss cai em um abismo que parece não ter volta. Mas aos poucos, sua vida vai retomando o ritmo. Com a ajuda de Peeta, ela vai se refazendo, refazendo a vida. Eles jamais serão os mesmos, é claro. As lembranças não vão embora, as cicatrizes estão ali, os pesadelos às vezes são bem intensos, mas eles seguem porque precisam, porque é assim que a gente faz quando perde tudo: recomeça.

O livro “A esperança” é um romance, ação, drama, meio sombrio, tudo meio misturado. O livro começa como uma leve faísca que vai pegando fogo e explode. Depois de ler fiquei meio perplexa tentando absorver o que tinha acabado de ler. No meio do livro você se pergunta muitas vezes se tanta tragédia, decepção pode mesmo ser descrito em um livro, e realmente pode. Além do tsunami de sentimentos de Katniss: raiva, angustia, força, medo, duvidas, perdas, sofrimento, vingança, dor, esperança. Suzanne Collins escreve de forma excepcional. Em uma linguagem clara e de fácil entendimento.

 A autora consegue exibir detalhes em um mundo de fantasias que você pede para fazer parte, pede para querer entrar no livro e ajudar de alguma forma. É um livro envolvente e muito inteligente. Muitas vezes eu fiquei até mais tarde acordada, pois queria saber o que ia acontecer no próximo capítulo. O pensamento de “ah, só mais um pouquinho” ia alongando até meus olhos cansados não poder mais. No momento que você acha que tudo vai piorar, a história toma um rumo completamente diferente. Um livro realmente surpreendente.

A Esperança, será dividido em dois filmes com estreias programadas para Novembro de 2014 e para 2015. Fiquem ligados que dia 13 de abril haverá um teaser-trailer de A Esperança – Parte 1 #ansiosa


Já leram esse livro? Estão ansiosos pela estreia nas telonas?

No comments:

Powered by Blogger.