2 em 1: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

O resenha 2 em 1 é uma categoria nova no blog, vou apresentar para vocês a resenha do livro e do seu respectivo filme, mostrando o elenco do filme, trailer e o poster do filme. É para ser algo simples, aos poucos vou mostrando todos os livros que viraram filmes. Vamos ver o primeiro escolhido!  
Título Original: The Hunger Games
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Adicione: Skoob
Páginas: 400
Compare e compre: Buscapé
Jogos Vorazes é uma distopia que se passa em uma nação chamada Panem que surgiu após o fim da América do Norte. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"
LIVRO
Os Jogos Vorazes trata-se de uma disputa na qual uma garota e um garoto – de doze a dezoito anos – de cada distrito são forçados em uma enorme arena a céu aberto. Lá, são obrigados a lutar, matando uns aos outros até que somente um sobreviva. Enquanto isso, a população de todo o país acompanha cada acontecimento pela tela de suas televisões. Nos distritos, são forçados a assistir. Na Capital, o fazem por puro divertimento.

Neste contexto vive Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que mora no Distrito 12 com a mãe e a irmã, quatro anos mais nova. Seu distrito é localizado em uma região rica em carvão. Katniss perdeu seu pai em uma das minas de carvão, é ela quem sustenta sua família caçando ilegalmente na floresta, junto com seu melhor amigo Gale. No dia da colheita, através do sorteio, sua irmã mais nova é selecionada para participar dos Jogos Vorazes, mas ela se oferece para ir em seu lugar, pois sua irmã é muito frágil para participar de algo assim. O outro tributo do Distrito 12 é Peeta Mellark, o filho do padeiro, que tem a mesma idade de Katniss e estuda na mesma escola que ela. Apesar de não ter muito contato com Peeta, a garota sente que lhe deve algo por ele ter lhe oferecido pão quando sua família estava faminta, pouco após a morte do pai.

Após a seleção dos tributos, ambos vão para a Capital participar do desfile, do teste de habilidade e por fim para a arena dos Jogos. Quase metade dos tributos morrem no primeiro dia. Katniss por estar até então sozinha recebe uma notícia no meio dos jogos, que faz ela ir em busca de seu companheiro de jogos, o Peeta. Uma reviravolta de eventos acontece, muitas vezes Katniss se perde nos seus próprios pensamentos, mas ela nunca deixa de pensar que ela vai vencer e que vai voltar para sua irmãzinha.

Uma vez que um tributo é selecionado, sua vida não será mais a mesma. Ou ele luta e vence, ou ele luta e morre, pois apenas um ficará vivo. Jogos Vorazes é um livro violento? Sim, mas tudo na medida certa. Não há exibição gratuira de violência, mas também não escondem a brutalidade. Afinal, são crianças tendo que matar para sobreviver. O livro é ótimo, a narrativa perfeita. No momento que pega o livro e começa a ler não consegue mais parar. O melhor do livro quando acaba é que tem o próximo e a aventura continua. A história de Katniss vai te fazer pensar por muitos dias e te fazer passar noites em claro pensando como a história é surpreendente.

"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!"
Resenha do filme

Filme lançado em 2012.
O filme mostra a historia da entrada de Katniss Everdeen nos Jogos Vorazes. Ela tem 16 anos e vive no distrito 12, um distrito produtor de carvão, em cujas minas o pai dela morreu em uma explosão. Sua mãe passou a viver desolada e caiu nela a responsabilidade de conseguir sustentar sua mãe e sua irmã mais nova. Katniss caça na floresta selvagem do distrito, o que é proibido pela capital, junto de Gale, um companheiro de caçada de anos. A caça é vendida no mercado negro e muitos fazem vista grossa por que são consumidores do que ela consegue na floresta, incluindo o prefeito e o policiamento do local chamado de “pacificadores”. Ela incluiu seu nome no sorteio varias vezes para a obtenção dos grãos para sustentar sua família.

Durante o sorteio, para seu desespero, o nome de sua irmã fora sorteado. Para evitar que ela fosse aos Jogos Vorazes, Katniss se voluntariou, o que é permitido pelas regras e junto com Peeta Mellark é enviada para a capital, participar da competição. Os jogos vorazes são televisionados, como uma especie de reality show futurista. Os tributos são apresentados, fazem entrevistas e são preparados para a competição. Inclusive durante a mesma é possível o oferecimento de “presentes” (enviados através de pequenos paraquedas) aos participantes, através de “patrocinadores”.

Este filme como outros filmes que são baseados em livro, sempre cai no dilema de fazer a opção: seguir fielmente o livro ou fazer uma versão diferente. Quando se existe uma legião de fãs a segunda opção é a mais arriscada, porem a primeira tem o inconveniente de que fazer exatamente uma copia do livro é difícil de ser realizada principalmente por causa do tempo de filme. O filme é bem competente no que se propõe, a síntese do argumento fez com que o filme se passe em um ritmo acelerado do inicio até o fim, o character design e o design da ambientação, está muito bem realizado e é visível que houve muitos gastos com efeitos especiais, muito bem aplicados e competentes.



No comments:

Powered by Blogger.